quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Aerodinamica




Segundo a Porsche o RS foi o precursor dos apêndices aerodinâmicos nos carros de turismo.
Outro dia comentava no Blog do Joel sobre o BMW CSL ,que era conhecido por "Batmóvel" , devido aos spoilers e aerofólios exagerados, e me lembrei de outros modelos que levaram a aerodinâmica ao extremo, para manter no chão as máquinas que dispunham de cada vez mais potencia .O CSL por exemplo chegou a ter dois turbos e mais de 400cv, o BMW320 Turbo cujo motor foi o balão de ensaio para o motor que levaria Piquet a vitória na F1 em 1983, chegava aos incriveis 600 cv.
A Porsche também levou a aerodinamica nos carros de turismo a sério no modelo 935 que por sua cauda foi chamado de "Moby Dyck".
Os carros ficaram muito agressivos e por isso foram considerados feios porque priorizavam a função e sacrificavam a estética.
Eu particularmente gosto, alguém se lembra de outros exemplos?

4 comentários:

Luís Augusto disse...

Estou me lembrando do Fiat 131 Abarth de Rally, mas ele não tinha tantos apêndices

Felipão disse...

Belíssimas lembranças, Gustavo...

Mauricio Morais disse...

Nunca ví um carro que ficasse feio com esses body kits, como diriam os tunadores de carros atuais.

Eu tinha uma foto de um Chevrolet Monza americano, preparado como os carros das fotos. Era lindíssimo.

O interessante dos apêndices aerodinâmcos, foi a evolução que aconteceu com os Porsche 911. Começando com o "Rabo de Pato", onde a asa era envolvente, chegandoa descer pelos paralamas traseiros, depois veio o 930 com entradas de ar para o turbo na frente dos alargadores das rodas, nesse carro as asas eram maiores.

Depois evoluiu para o 930 flat nose, sem os faróis habituais, que ficaram alojados abaixo do para-choque dianteiro.
Em seguida vieram os "Moby Dick". Eu fiz um pôster mostrando esta evolução.
Vou postar lá no meu blog.
Gustavo, me desculpe puxar sua audiência.

Gustavo disse...

Imagina, Mauricio assim funciona a blogsfera.