sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cisitalia do Moma

Em recente visita a Nova York pude ver no MoMa, o Museu de Arte Moderna, o Cisitália.
Um icone do design que tem detalhes da sua história abaixo por gentileza do Saloma.
Imagino o impacto que um carro como esse causava em 1948. O que mais me chamou a atenção foram as maçanetas das portas.
O outro carro que também está no museu em rodizio de exposição é o E-Type que coloquei nesse post aqui.









De 1948 a 1952... rapidamente, acrescentando um pouco de conteúdo a essa belíssima imagem... Cisitalia foi uma curta, mas muito famosa empresa italiana de automóveis. Fundador Piero Dusio, era um empresário italiano da fabricação têxtil (de...pois de se aventurar no ramo de bicicletas), que havia tido uma carreira curta no futebol profissional, antes de uma lesão no joelho. Sua empresa têxtil era o fornecedor dominante de uniformes para as forças italianas durante a II Guerra Mundial. Ele também era um piloto de corrida. Tão interessado no fato de que suas sucessivas tentativas obsessivas a construção de carros de corrida no final de 1940 quase o levou a quebrar. Ele então se mudou para a Argentina e começou a Cisitalia Argentina, um fabricante estatal dirigida por ele. Enquanto isso, a empresa italiana Cisitalia (abreviação de Consorzio Industriale Sportivo Italia), que a certa altura foi tomada pelos trabalhadores, teve que ser refinanciados pelos credores e acabou sendo executado pelo filho Piero Carlos Dusio. A Pininfarina fez do estilo o modelo 202 (originalmente projetado por Giovanni Savonuzzi), exibido pela primeira vez em 1947, no entanto conseguiu algum sucesso apesar do entusiasmo cada vez menor de Piero para o projeto durante seu desenvolvimento, graças a uma equipe que incluía Carlo Abarth, que foi mais tarde formar sua própria companhia, especializada em preparar os pequenos Fiats.


O modelo 202 teve uma produção de 170 carros, incluindo 17 cabriolets...e algumas especificações do 202:

Motor dianteiro de 60hp com 1089 cc, quatro cilindros com dois carburadores de corpo duplos. Transmissão - manual de 4 marchas. Velocidade máxima - 168 km / h.Ver mais

Um comentário:

roberto zullino disse...

A Cisitalia quis ir para carros de GP e contratou o Dr. Porsche que estava em cana na França. Dizem as más línguas que o Ferry Porsche usou a grana para subornar as autoridades francesas e libertar o pai. O carro foi feito e tinha soluções muito interessantes, mas nunca correu porque a Cisitalia não tinha recursos para desenvovê-lo e no fundo era uma cópia dos Auto-Union.