é o título do email que me manda meu amigo Alfredo, com essa foto em anexo.
Realmente sensacional a foto e a pilotagem da época de Stewart versus Hill nas BRM.
A principio também pensei, mas analizando a foto se vê nitidamente as quatro suspensões para baixo. Essa foto foi tirada em Nurburgring naquele "circuitinho" de 23 Km por volta.
A Autoesporte e Autosprint estavam cheias dessas fotos de Nurburgring, outra era que os menos velhos nunca viram. Na realidade isso acabou quando os carros começaram a usar aerofólios, pois a mudança de atitude dos carros nos bumps pode causar decolagem.
Apesar do esoetacularismo da coisa o perigo era praticamente nenhum, nunca houve nenhum acidente causado pelos bumps, ficavam todos em retas. A coisa começou a pegar na hora que colocaram aerofólios, a mudança de atitude do carro causava variações nos bordos de ataque dos aerofólios virando um deus nos acuda. Geralmente, os carros são mais pesados atrás e os aerofólios viravam asas.
8 comentários:
Sensacional a voada dos meninos....
Esta deve ser a mais impressionante foto de um bump da formula um antiga... É quase como um balé.
A foto é tão nítida e o momento é tão perfeito que parece montagem. Nunca tinha visto.
Tive a mesma impressão do Luís.
A primeira vista, me pareceu montagem...
A principio também pensei, mas analizando a foto se vê nitidamente as quatro suspensões para baixo. Essa foto foi tirada em Nurburgring naquele "circuitinho" de 23 Km por volta.
A Autoesporte e Autosprint estavam cheias dessas fotos de Nurburgring, outra era que os menos velhos nunca viram.
Na realidade isso acabou quando os carros começaram a usar aerofólios, pois a mudança de atitude dos carros nos bumps pode causar decolagem.
Perigoso sem duvida, mas sensacional, atitudes de pilotagem que só se vê nos ralis hoje em dia.
Deve ter sido fotografado com uma Leica e Kodachrome.
Apesar do esoetacularismo da coisa o perigo era praticamente nenhum, nunca houve nenhum acidente causado pelos bumps, ficavam todos em retas.
A coisa começou a pegar na hora que colocaram aerofólios, a mudança de atitude do carro causava variações nos bordos de ataque dos aerofólios virando um deus nos acuda. Geralmente, os carros são mais pesados atrás e os aerofólios viravam asas.
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