Na festa da Toyota, conheci o simpático, Emil Grimsson, da Islândia, chairman da Artic Trucks.
O Emil me contou que produziram um programa para o famoso show de TV da BBC inglesa o Top Gear.
O desafio do programa era competir com o mais popular meio de transporte do ártico, o trenó puxado por cães, numa corrida até o Polo Norte. Lá mesmo, no topo do mundo, onde fica aquela bandeirinha vermelha nos mapas.
Ele foi o responsável pela preparação dos carros e logística para chegar lá.
Basicamente, o caminho é sobre o oceano congelado, na maior parte do tempo, e para isso é necessária uma grande preparação e cuidados.
Os carros são Toyotas Hilux Pick up, e digo os carros porque apesar de se ver um só no vídeo, na verdade são mais dois carros de suporte.
A principal modificação feita é nos pneus e rodas, especiais para andar sobre neve e gelo, que às vezes pode ser tão cortante como andar sobre cacos de vidro.
As suspensões também são reforçadas, mas o motor permanece original, apesar de ficar ligado quase 22 horas por dia, para manter seus ocupantes aquecidos. Também são instalados aquecedores elétricos nas linhas de combustível. O radiador fica sem função mas não é retirado.
Além disso em alguns trechos mais críticos o próprio Emil ia na frente de snow mobile, com uma broca para furar o gelo e medir a espessura. Ninguém ia querer o Jeremy Clarkson afundando no oceano congelante.
Os carros de apoio também serviram para carregar carretas com 10 mil litros de combustível, que era deixado em galões no caminho para o retorno, segundo ele não tem muitos postos por lá.
Outra coisa importante de se levar é uma arma, para se defender dos ursos polares, a única ameaça animal, mas uma grande ameaça. O Emil me contou que se deve esperar até o bicho chegar a 10 metros para atirar.
Fico realmente impressionado com os cães e o condutor do trenó.
O vídeo está no post acima para se ter uma ideia do que foi a aventura.
A próxima aventura vai ser chegar ao Polo Sul.
2 comentários:
HAUHAUHAUHA
deve ser loucura andar num desses...
Muito bom esse post.
Postar um comentário