Amado ou detestado por seu trabalho, Christopher Edward Bangle, nasceu dia 14 de Outubro de 1956 em Ravenna-Ohio nos Estados Unidos.
Estudou no Art Center College of Design em Pasadena na Califórnia, já almejando a carreira em desenho automobilístico.
Carreira que começou na Opel quando desenhou o interior do Junior, um carro conceito.
Trabalhou também na Fiat e foi o chefe da equipe que desenvolveu o Fiat Coupe.
Em 1992 tornou-se o primeiro americano a ser chefe de design na BMW.
Hoje toda a linha BMW incorporou seu estilo.
Seu trabalho invariavelmente causa controvérsias e dividiu os até mesmo os entusiastas, porém influenciou até outros fabricantes.
Chris bangle defende agressivamente seu trabalho das críticas e teve o apoio da diretoria da BMW que queria levar modernidade a marca.
Bangle concorda que seus desenhos não são muito fotogenicos, sugerindo aos críticos que vejam seus carros "ao vivo" antes de qualquer julgamento.
Apasar das criticas, seu trabalho alcançou forte sucesso comercial para a BMW, ultrapassando a Mercedes no segmento Premium como líder global em vendas.
A BMW informa que pretende manter estas linhas até 2010.
Seu ultimo trabalho foi o carro conceito GINA mostrado em Julho deste ano.
Fonte: Wikipedia
3 comentários:
Independetemente de gostar ou não do Bangle, uma coisa é indiscutível: seus carros são infinitamente mais bonitos ao vivo do que em fotos, coisa rara no mundo do automóvel.
Eu não sabia que ele tinha o Fiat Coupe no curriculo...
Eu tb não sabia que o Fiat Coupe era desenho dele . Ele diz exatamente o que eu falei no outro post . Os carros que são bonitos "ao vivo" não "fotografam" muito bem em qq angulo .
Um abraço
Postar um comentário